segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Montanhas





A crosta Terrestre não é contínua. É toda recortada em placas tectônicas que estão em CONSTANTES MOVIMENTOS. 



Quando duas placas se chocam ocorrem terremotos, vulcões e formação de montanhas. sempre que as placas se encontram, vindas de sentidos opostos a placa mais LEVE, afunda sob a mais densa, fazendo com que esta se dobre ocasionando tais fenômenos, que levam Milhões de anos.
As Montanhas podem forma-se por dobramento, falhamento ou compressão da superfície da terra, ou ainda pelo acúmulo de rocha vulcânica numa superfície.
A  maioria das montanhas tem origem relativamente recente em relação ao tempo geológico e podem ainda sofrer considerável redução pelos processos erosivos. Os processos de formação são os principais determinantes da forma específica de uma montanha, embora sua topografia também mostra a sua influência de sua estrutura e dos tipos de rocha que se compõem.
A colisão entre as placas litosféricas provoca um um dobramento de compressão extrema e o surgimento de áreas extensas. Por exemplo, o movimento, para o norte, da placa que comprende o subcontinente indiano, bem como seu contato com a placa EURASIANA, fez surgir a CORDILHEIRA DO HIMALAIA 



mais para o  oeste, o movimento, para o norte, da Placa Africana resulto no frechamento do Mar Tétis, do qual o Mar Mediterrâneo é o remanescente, e na formação dos Alpes e Pireneus, na Europa, e das Montanhas Atlas, no noroeste da África.


Nenhum comentário:

Postar um comentário